O que acontece é que estes descendentes, se comprovarem o parentesco, podem solicitar a segunda cidadania e tirar o passaporte europeu. Desta forma, terão mais facilidade para entrar nos países da Europa, mas, terão custos e burocracia para fazer o processo de emissão do passaporte.
Alguns outros benefícios de ter a cidadania européia são: poder morar, estudar e trabalhar na Europa sem necessidade de vistos específicos; facilidade para entrar em outros países (como Estados Unidos, por exemplo); proteção diplomática; poder votar, ter acesso ao serviço de saúde pública e justiça, poder fazer concursos públicos, maior facilidade para abrir empresas e ter acesso a todos os países da União Européia.
Veja abaixo como fazer para solicitar seu passaporte europeu:
1º: você precisa ter um ascendente europeu e os seguintes documentos e informações dele: nome completo, data de chegada no Brasil, cartório em que foi registrado, certidão de nascimento ou batismo, certidão negativa de naturalização e, se tiver, certidão de casamento e óbito.
2º: Separe, também, os documentos necessários do requerente: certidão original de nascimento e casamento e cópia da Carteira de Identidade.
3º: Entre em contato com o consulado do país de seu ascendente e verifique se algo mais é necessário (as exigências mudam de país para país).
OBS: para enviar os documentos ao exterior, estes devem ser registrados em cartório e traduzidos.
Seguem os países da União Européia para você verificar se poderá solicitar o passaporte Europeu:
Áustria, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia.
Precisa de auxílio para tirar seu Visto ou Passaporte? Nós temos uma solução simples e rápida. Fale Conosco.
Este site é uma iniciativa privada, sem filiação a qualquer Consulado ou Embaixada.
Qualquer solicitante pode realizar o processo gratuitamente e diretamente com o Consulado ou Embaixada em questão.