Como tirar a cidadania portuguesa e morar em Portugal / Europa



Para conseguir a cidadania portuguesa, em primeiro lugar, você deve ser filho, neto, cônjuge ou ter um relacionamento estável com um cidadão português. Sendo neto de um português, você pode solicitar sua cidadania somente se o filho ou filha do português tiver a cidadania também ou for falecido/a, ou seja, caso seu pai seja filho de português, mas não tenha a cidadania, será necessário fazer a cidadania dele primeiro para, depois, solicitar a sua.

Para entrar com o processo para solicitação da segunda cidadania, preencha, assine e reconheça firma do requerimento da atribuição da nacionalidade e anexe aos seguintes documentos autenticados: certidão de nascimento, documento de identidade e comprovante de residência do solicitante, Identidade ou Cartão Cidadão do ascendente português e certidão de nascimento da mãe ou pai que não é cidadão português.

Depois, pague o boleto de requerimento no valor de R$ 1060,00 e envie, pelos Correios, para o Consulado Português do Brasil, localizado em São Paulo. Feito isso, aguarde e, se o processo for autorizado, você receberá um e-mail com a confirmação e com o pedido para emitir o Cartão do Cidadão (documento de identidade de Portugal). Para fazê-lo, você precisará ir até o Consulado de Portugal para tirar foto e as digitais.

Com o documento de Portugal em mãos, você poderá solicitar o passaporte português. Com isso você terá livre acesso aos países da Europa, terá todos os direitos de qualquer cidadão europeu e não precisará de visto para entrada nos Estados Unidos.


Precisa de auxílio para tirar seu Visto ou Passaporte? Nós temos uma solução simples e rápida. Fale Conosco.

Este site é uma iniciativa privada, sem filiação a qualquer Consulado ou Embaixada.

Qualquer solicitante pode realizar o processo gratuitamente e diretamente com o Consulado ou Embaixada em questão.
COMPARTILHAR