Trabalhar no exterior



Muitas pessoas chegam a um momento da vida na qual se questionam se são felizes em suas profissões, em suas relações e em outros fatores que podem não estar mais lhes satisfazendo. Quando isso acontece, uma opção muito escolhida é mudar de cidade, de trabalho ou, até, de país, principalmente porque, neste momento, o Brasil não está oferecendo à sua população uma situação muito boa.

Quando se escolhe a hipótese de morar em outro país, devemos pensar que, também, teremos que trabalhar para nos sustentar neste novo lugar, e, como decidir mudar e como trabalhar em um país que não conhecemos? Primeiro, liste as vantagens e desvantagens de um emprego no exterior, como, por exemplo, a experiência e novos conhecimentos adquiridos, aprender novos idiomas e o crescimento pessoal e profissional. Já quanto às desvantagens, alguns exemplos são: dúvida e adaptação do trabalho, insegurança na língua falada no país e saudades dos familiares e amigos.

Se com esta listagem você definiu que o melhor é arriscar e trabalhar no exterior, comece a pesquisar sobre as áreas de trabalho que lhe interessam, veja se precisará validar seu diploma no país escolhido, se poderá atuar como profissional de sua área e o idioma necessário para isso. Depois, procure os contatos das empresas que deseja trabalhar e veja as vagas em aberto, caso se encaixem em seu perfil, envie seu currículo, o qual deve conter cursos e formações atualizados e os idiomas que domina. Se a empresa em que trabalha no Brasil tem filiais em outros países, avise aos seus superiores de seus interesses, para quando surgir uma vaga no exterior eles oferecerem a oportunidade a você.

Outra forma de mostrar seu currículo para várias outras companhias é sempre estar com seu perfil no site LinkedIn completo e atualizado, além de deixar disponível em outros idiomas, seguir as empresas em que pretende trabalhar e prestar sempre atenção nas vagas que são disponibilizadas diariamente.


Precisa de auxílio para tirar seu Visto ou Passaporte? Nós temos uma solução simples e rápida. Fale Conosco.

Este site é uma iniciativa privada, sem filiação a qualquer Consulado ou Embaixada.

Qualquer solicitante pode realizar o processo gratuitamente e diretamente com o Consulado ou Embaixada em questão.
COMPARTILHAR