Para viajar com cães e gatos são necessários alguns cuidados e seguir algumas leis vigentes no país. Por isso, antes de qualquer viagem, a primeira atitude a ser tomada é levar seu animal de estimação em uma clínica veterinária, para que o médico possa avaliar se o bichinho está apto ou não para viajar. Se estiver tudo bem, o médico veterinário dará um documento de autorização, o qual é necessário para viagens.

Os cachorros e gatos também devem estar com as vacinas em dia, principalmente, a da raiva, que é obrigatória para viagens para outros estados. Nas viagens de ônibus e de avião, a carteira de vacinação do animal deve ser apresentada.

Nas viagens de carro, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, os animais não podem ir soltos, ao lado esquerdo do motorista e nem entre os braços e pernas de quem dirige, ou seja, o ideal é que o animal esteja preso por um cinto de segurança específico, o qual oferecerá conforto e segurança.

Já nas viagens de ônibus o animal precisa ser transportado em uma caixa de transporte, enquanto no avião o animal também precisa ir na caixa de transporte, porém elas devem ter as medidas estabelecidas por cada companhia aérea, além do dono do pet ter que verificar se há cobranças adicionais e alguma exigência específica para o transporte dos animais de estimação na empresa em que viajará.

COMPARTILHAR